A União Europeia de Radiodifusão exigiu ao governo bósnio que financie de forma adequada a emissora pública do país.
Numa carta aberta dirigida ao governo da Bósnia-Herzegovina, a diretora da UER Ingrid Deltenre, afirmou que o serviço público de televisão do país está perto do colapso. Segundo a UER, isto acontece porque o governo do país falhou na implementação da lei da imprensa e no financiamento à BHRT.
Segundo as leis aprovadas entre 2005 e 2008, o sistema de radiodifusão de serviço público da Bósnia é composto por três emissoras: a BHRT (que transmite em todo o território), a Rádio e Televisão da Federação da Bósnia-Herzegovina (que transmite apenas na Federação da Bósnia-Herzegovina) e a Rádio e Televisão da República de Srpska (que transmite apenas na República Sérvia). As emissoras públicas têm a função de promover a coesão e a tolerância mas têm falhado nesse aspeto, comportando-se como rivais regionais e como convém ao poder político.
A Bósnia-Herzegovina está de fora da Eurovisão desde 2013. Entre 2013 e 2015 a emissora pública invocou problemas financeiros para não participar no certame europeu. A queda acentuada das receitas provenientes das taxas de licença e uns obstáculos financeiros não previstos no orçamento, levaram a uma quebra dos fundos e a uma retirada de patrocinadores, fazendo com que a participação no ESC2015 fosse chumbada numa reunião extraordinária dos responsáveis da emissora.
Recorde a última participação do país na Eurovisão, em 2012:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: UER Press Release / Imagem: eurovision.tv
é uma pena um pais que nunca falhou a final estar assim...
ResponderEliminarÉ um pais muito pobre e que nao aguenta manter algumas estruturas. Ainda para mais com a maioria da população a preferir as televisões dos paises vizinhos
ResponderEliminarDepende de como se distribui o dinheiro do orçamento.Ver as tvs dos paises vizinhos deve ser geral naquela zona da Europa.Desejo de liquidar a tv estatual?Privados em movimento?Para mim, Falta boa vontade e abundam interesses pouco transparentes,
EliminarAnda bem informado sobre as preferencias televisivas dos bosnios.Onde se informou?Qual a fonte fidedigna?
EliminarSinto muito a ausencia da Bosnia-Herzegovina,tal como da Turquia. Desejo que a situaçao financeira da HBRT se solucione o mais breve possivel,para que voltemos a ter a Bosnia-Herzegovina presente no ESC.
ResponderEliminar