Em longa entrevista com o ESCPORTUGAL, a representante portuguesa em Viena, Leonor Andrade, respondeu a algumas das questões deixadas pelos nossos leitores.
O ESCPORTUGAL pediu e os leitores aderiram em massa! Muitos foram os eurofãs, fãs da Leonor Andrade e leitores do site eurovisivo português, que aderiram ao nosso desafio e, em poucas horas, nos enviaram as perguntas que gostariam de apresentar à representante portuguesa no Eurovision Song Contest 2015, Leonor Andrade.
A equipa do ESCPORTUGAL escolheu as perguntas mais originais e, durante a conversa com a jovem cantora, questionou Leonor Andrade, que fez questão de responder diretamente a quem elaborou cada questão. Foram selecionadas mais de uma dezena de perguntas, sendo que estas vão sendo reveladas a partir de agora e nos próximos dias.
Não perca mais tempo e conheça o primeiro lote de perguntas feitas a Leonor Andrade:
Carlos Reis: 'És das poucas artistas que, este ano, não vais cantar em inglês. Como é que pretendes passar a mensagem da tua canção para os milhões que, assistindo ao programa, não vão entender uma palavra?'
Pedro Lopes: 'Cara Leonor, sabendo que a nossa semi-final é uma das mais difíceis e que a opinião que vem lá de fora não é super favorável no que diz respeito à nossa passagem à final, quais serão as tuas estratégias (a nível de palco, encenação..) no dia 21 para conseguires surpreender a Europa?'
Luís Florindo: 'Eras capaz de mudar de país/continente por amor como diz a canção?'
Curioso para saber se a sua pergunta foi uma das escolhidas? Fique atento às próximas publicações!
Carlos Reis: 'És das poucas artistas que, este ano, não vais cantar em inglês. Como é que pretendes passar a mensagem da tua canção para os milhões que, assistindo ao programa, não vão entender uma palavra?'
Pedro Lopes: 'Cara Leonor, sabendo que a nossa semi-final é uma das mais difíceis e que a opinião que vem lá de fora não é super favorável no que diz respeito à nossa passagem à final, quais serão as tuas estratégias (a nível de palco, encenação..) no dia 21 para conseguires surpreender a Europa?'
Luís Florindo: 'Eras capaz de mudar de país/continente por amor como diz a canção?'
Curioso para saber se a sua pergunta foi uma das escolhidas? Fique atento às próximas publicações!
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal
Gosto muito do vosso trabalho!
ResponderEliminarSo aprovaram uma pergunta??
ResponderEliminarCaro Anónimo,
EliminarSe ler com atenção o artigo verá que falamos em questões e não em questão. Foram feitas mais de uma dezena de questões, todas selecionadas do público! A seu tempo tudo ficará disponível!
Cumprimentos, Nuno Carrilho
Fantástico. Muito profissionais
ResponderEliminar(h) Rumo a final LEONOR
ResponderEliminarTao simpática a nossa Leonor
ResponderEliminarGo,go,go Leonor! Mostra-lhes como sao as jovens talentosas de Portugal! Vais conseguir! Gostei da tua visao sobre a importancia do amor.
ResponderEliminarTenho um pressentimento que vamos a final, força Leonor, já estou ansioso já falta menos de um mês, ela vai para a Áustria no dia 12 n é ?
ResponderEliminarA Leonor é muito bonita e muito expressiva. Fica muito bem na câmara.
ResponderEliminarQue excelente ideia. E a Leonor é lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa
ResponderEliminarA música até tinha algumas hipóteses de ficar bem se no primeiro minuto fosse a Leonor ao Piano acústica e depois ganhasse força e se tornasse rock. Isso sim era original.
ResponderEliminarOBRIGADOOOO!!! :D :D e OBRIGADO LEONOR! FORÇA! Pedro Lopes ;)
ResponderEliminar"ser mais genuína possivel" tipico pensamento tuga...
ResponderEliminarTemos é que ser ambiciosos, apostar em grande neste concurso, querer sempre ganhar, igual aos paises de leste.
concordo!
EliminarIgual aos paises de Leste?? Njet spasibo!Nije hvala!Ne dekuji Nao obrigado! Existem maneiras mais dignas e decentes de se poder vencer o ESC!
Eliminare quem te disse a ti RG que os paises de leste que ganham o ESC não ganham decentemente? lá por portugal levar más musicas, os outros paises não são obrigados a levar também.
Eliminarque vicio os tugas deste site criticarem os paises de leste, eles pelo menos em 10 anos ja ganharam, já nos em 50 nem 1 top5, valeu mesma a pena usarmos essas maneiras dignas que você RG diz? ah pois não valeu.
EliminarEu nao sou partidario daquela ideia segundo a qual os fins justificam (todos) os meios. A victoria da Servia em 2007,eu considero-a justa,decente e digna.A victoria da Russia em 2008 ja me causa muitas duvidas e reservas.A partir de compositor+produtor serem dos EUA...
Eliminar21:53 - Falas duma maneira no minimo estranha ao dizeres"...os tugas deste site...".Se nao sabias,fica sabendo que este site e TUGA,aberto a todos ,sim,mas TALVEZ e antes de tudo o mais direccionado para um publico TUGA,mas sem excluir ninguem.Como mandam os nossos brandos costumes(graças a Deus).
Eliminarse russia ganhou foi porque publico votou, mas se a russia nao ganhasse ganhava ucrania que também merecia, aceite RG em 2008 os paises de leste é que tinham melhores musicas. Aliás , portugal deu 12 pontos à ucrania!
Eliminarjá eu achei a vitoria da servia a pior vitoria dos ultimos anos, em 2007 a ucrania merecia mais ter ganho, aliás sérvia só ganhou porque os paises da ex Jugoslávia votaram todos em peso na sérvia.
Eliminar03:39- Nao se trata de aceitar ou deixar de aceitar.Estamos so a trocar impressoes.Pelo menos para mim o objectivo duma conversa nao e chegar-se a consensos,mas sim trocar ideias.Para mim em 2007 Georgia,Servia e Turquia eram as melhores.Em 2008 a Servia encheu-me as medidas.Magistral!
Eliminar03:40- No caso dos paises ex-Jugoslavia convem ter em conta que partilham o mesmo gosto musical,os artistas sao"comuns" entre eles a nivel de popularidade etc.Sera assim tao estranho que,quando uma cançao e boa votem massivamente nela?Quando sao fracas nem votam entre si!
Eliminar03:40-Nem com 12 pontos de todos os ex-Jugoslavia a Servia teria vencido em 2007 so por os vizinhos terem votado neles.Isso e aquilo a que eu chamo de "bocas demagogicas",tal como dizer-se,que foi o voto lesbico,que lhes deu a victoria.Va ao WIKI ver a votaçao de 2007 para saber como foi,OK?
Eliminar03:39- O meu top3 em 2008 foi 1) Servia 2)Turquia 3)Armenia. No caso da Turquia notavel constatar como a lingua turca assenta bem em pop-rock(para mim assenta bem em todos os estilos de musica,confesso ser turcofilo).
Eliminarnão filho, não temos de ser ambiciosos e querer ganhar, temos de fazer é aquilo que é correcto, e aquilo que é correcto a representar o nosso país é cantar na nossa lingua, no dia em que ganhar estiver acima de representar o nosso país, então desistam dessa porcaria que já n vamos lá fazer nada, e não usem do argumento dos outros porque Portugal não é os outros!
Eliminaragora o objetivo de Portugal todos os anos é chegar à final, o objetivo de ganhar para eurofãs deixou de existir.
ResponderEliminarpois, ainda há artistas realistas neste país!!
EliminarSuper simpática e realista. Estou a adorar ler esta entrevista tao original
ResponderEliminarGostei muito da pergunta do Pedro Lopes..só acho que a Leonor se podia ter "excedido" na sua resposta :p
ResponderEliminarEntão, segundo a Leonor, a estratégia dela é dar o seu melhor! Essa é a estratégia de qualquer profissional. Ao que me parece a estratégia não há estratégia nenhuma, vamos confiar na sorte e que com sorte eles gostem! Esta falta de visão e preparação é o que justifica ano após ano os resultados mediocres que temos!!
ResponderEliminarMAS SERA QUE OS PORTUGUESES NAO ENTENDEM QUE A EUROVISÃO DEIXOUU DE SER UM FESTIVAL DE CULTURA FAZ MAIS DE 20 ANOS?
ResponderEliminarsim, já todos percebemos isso, por isso e tendo em conta toda a politica e os lobbies que existem...não sei porque continuamos a ir lá.
EliminarA maioria dos portuguese considera o ESC um certame de musicas estranhas,nem antiquadas nem modernas,mas estranhas,em formatos estranhos,feitos para num maximo de 3 minutos causar impacto CUSTE O QUE CUSTAR.Nada a ver com cultura ou qualidade,mas sim com kitsch e bizarria. Tenho opiniao diferente!
Eliminarestamos parados no tempo mesmo, leonor acha que festival da eurovisão é um festival de culturas em pleno 2015... por isso festival da canção ser a vergonha que é, musicas antiquadas, porque acham que com cultura portuguesa vamos ganhar... palhaçada, enfim nunca vamos ganhar este certame.
ResponderEliminarLeonor andrade nota-se que não vê a eurovisão, mas também, os compositores que RTP convida sempre tem que levar musicas da cultura que só fala do povo.
ResponderEliminartodas musicas que levamos sobre descobrimentos e cultura portuguesa ficamos mal classificados, por isso se eurovisão é um festival da cultura, coloquem na atuação de palco um rancho folclórico lol só falta isso.
ResponderEliminarSegundo a Leonor, a Eurovisão é um festival de culturas e a estratégia é dar o melhor e esperar coiso. Tá bem.
ResponderEliminarMiuda...vai la e diverte te, da o teu melhor e ninguem tem de te exigir nada...faz o que puderes...boa sorte e quem n gostar va dar uma curva.
EliminarSabias palavras. Força Leonor (h) (k)
EliminarSabem no que o ESC se está a tornar? Numa espécie de Champions da canção, só que o estandarte do clube no ESC é a bandeira e nome de cada país. Quase todos a cantar em inglês, compram canções a compositores estrangeiros, apresentam sonoridades e letras completamente alheias a qualquer tradição nacional, por vezes mesmo colando-se completamente à sonoridade típica de um outro país. Uns acabam por ganhar desse modo... Pergunto, há um orgulho nacional quando um clube ganha a Champions quando treinador e jogadores determinantes são todos estrangeiros? Na minha opinião, um NÃO redondo. Deste ponto de vista, acho que a Leonor tem um bom ponto de partida e se acrescentar genuidade a uma apresentação em palco bem estudada e ensaiada penso que pelo menos honra a boa tradição portuguesa no ESC (com raras e tristes exceções).
ResponderEliminarGrande verdade, também sou partidária de que cada um deveria usar o idioma do seu pais, como se fazia antigamente.
Eliminarsem dúvida e acrescento mais... quando Portugal achar que ganhar é mais importante do que ir representar a sua cultura, nesse dia desistam de ir, porque já lá não vão fazer nada!!
EliminarConcordo a 200%,apesar de nao ser patriota nem possuir o sentimento de orgulho.Eu amo a nossa lingua portuguesa,nomeadamente a que se fala em Portugal e Africa (sorry Brasil),bem como a nossa cultura e a cultura do mundo lusofono.Sem isso nao vale a pena falar de Portugal no ESC.
EliminarDiscordo completamente! Pegando na parte do futebol, acham mesmo que se o Porto/ Benfica for campeão alguém que é adepto do clube vai ficar triste por o clube ter ganho com pouquíssimos portugueses no plantel??! Eu respondo: Não. Vão festejar até não puderem mais, porque o que interessa é o clube, e esse é português.
EliminarTem toda a razão.
ResponderEliminarSerá que deixo de ser português se falar Inglês? Disparate... Comunicar é o mais importante... Mas a versão em inglês fico estranha... Essa coisa da rtp impor propostas só em português é ultrapassada...
ResponderEliminar