Slider

Yola Dinis: "A minha canção é contra o preconceito para com a mulher"

Yola Dinis interpreta "Outra vez primavera", a canção n.º 4 da semifinal 1 do Festival da Canção (FC2015). Apesar de ser mais conhecida como fadista, o tema a defender não é necessariamente um fado. "Vou deixar que os espetadores e os leitores do ESCPORTUGAL façam a legenda quando me ouvirem", disse em entrevista com o sorrido "do tamanho da Europa".

Muitos dos nossos leitores não se lembram do programa "Chuva de Estrelas", o primeiro programa que, em Portugal, roubou a primazia das audiências televisivas à então televisão estatal monópolio RTP1. Yola Dinis cantou e encantou na final da edição de 1999. Convidamos a conhecer ou a rever esse momento:




Yola Dinis foi uma das artistas-sensação da conferência de imprensa de apresentação do FC2015, contagiando tudo e todos com o seu sorriso e boa-disposição. "Estou muito feliz por participar, é uma primeira vez muito desejada", afirmou ao ESCPORTUGAL no meio de tantas solicitações e do pedido de fotografias. Não obstante o seu carisma, quando lhe perguntámos sobre a temática da canção que irá defender no palco do FC2015, aí já a conversa muda de figura. "Tem muito a ver com o preconceito para com a mulher ainda nos dias de hoje. O Nuno Marques da Silva [autor do tema]  tentou transpor para a letra aquilo que eu passo diariamente por ser obesa. O ser humano - continuou - é muito preconceituoso para com outros, e sobretudo com as mulheres, seja no que diz respeio à obesidade, como em relação às vítimas do cancro da mama, por exemplo". Nesta canção, Yola é, por isso, "uma mulher amada e lutadora", sintetizou.

Fado ou canção, perguntámos. "Vou deixar que os espetadores e os leitores do ESCPORTUGAL façam a legenda quando me ouvirem", respondeu a sorrir. "Que os ouvintes do tema a sintam com alma e coração e, depois, a rotulem". Expetativas para o festival? "Vou dar o meu melhor!", garantiu, não sem antes confirmar: "Não vou com aquela ganância de ganhar! O meu intuito é dar o meu melhor, cantando de corpo e alma este tema num evento tão importante como o Festival da Canção. É também uma honra!", terminou.

Yola é natural de Enxofães, uma aldeia do concelho de Cantanhede. Aos 18 anos muda-se para Lisboa sendo hoje uma das artistas do conhecido "Café Luso" em Lisboa, levando o fado aos 4 cantos do mundo através dos muitos turistas que visitam este conhecido espaço do Bairro Alto.




A dupla Nuno Feist e Nuno Marques da Silva está de volta ao festival. Desde 2007, ambos já escreveram e comporam 6 temas contando já com "Outra vez primavera". Nuno Feist, por seu turno, completa este ano 30 anos desde a sua primeira participação festivaleira quando, em 1985 em conjunto com o seu irmão Henrique Feist, interpretaram "Meia de conversa".

Embora nunca tenha vencido, Nuno Feist e Nuno Marques da Silva regressam sempre ao festival com novo fôlego. “O grande amor que temos pelo verdadeiro festival da canção é o que nos faz voltar a concorrer todos os anos", afirmou o maestro à RTP. "Acho que o festival antigamente era um encontro de profissionais do campo, era uma altura para fazer um showcase do nosso trabalho, do mais variado que houvesse, era tempo de os grandes nomes em Portugal se reunirem para proporem uma canção para nos representar lá fora“, afirma Feist. É essa vontade de regressar àquilo que consideram ser o cerne deste espetáculo que não lhe tira a motivação.



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!

Fonte: ESCPORTUGAL  / imagem:ESCPORTUGAL / Vídeos: YOUTUBE

14
( Hide )
  1. Anónimo14:25

    Tema realmente muito forte. Fiquei curioso porque eu tambem sinto preconceito todos os dias, não por causa da obesidade, mas por outro motivo

    ResponderEliminar
  2. Rita Martins14:31

    Bem, q coragem. Mas pode ate ser obesa mas é muito bonita e muito simpática. Adorei este artigo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:49

    Sem grandes expectativas.....certamente não serei surpreendido.

    Será uma canção ao estilo do Feist.... tem coisas boas, tem coisas más....

    Só espero que não tenha inventado muito.... desde 2010 que as suas propostas são cada vez piores, cada vez mais antiquadas. Feist quando tentou inovar no FC só se "enterra"

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:49

    So pela letra, acho que vai ser das minhas cançoes preferidas, espero nao me desiludir!! Mas so tema da letra, vale por tudo, eu tb levo muitas criticas da sociedade!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:58

    Já li e ouvi algumas entrevistas da Yola e só agora li o tema da canção. Obrigada escportugal

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:01

    pelo amor de deus... ja vai com pensamento de participar e não ganhar... tipico pensamento que sempre nos faz ter maus resultados no ESC.

    ResponderEliminar
  7. Pedro Carvalho15:07

    Gostei do que li. :-)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:38

    Uma mulher grande mas sobretudo uma grande mulher.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:10

    Nunca gostei dos trabalhos do feist no festival. Sinceramente este ano pelo que li, acho que não vamos lá... mas esperar para ouvir e jà verei...

    ResponderEliminar
  10. Já estive a ver vídeos no youtube da Yola e devo dizer que estou completamente derretido com o vozeirão e carisma desta cantora. É verdade que o Feist concorreu muitas vezes ao festival, mas de todas as vezes que o fez apresentou sempre canções que estavam no top das melhores do festival, e por isso estou muito feliz pelo seu regresso. Juntar a composição dos Nunos com o vozeirão com cheiro a fado da Yola só pode sair bomba da boa. Espero que haja aqueles trinados na voz característicos do fado.

    Confesso que esta é uma das propostas que mais estou curioso de ouvir.

    Tenho dito,
    TACV

    ResponderEliminar
  11. Anónimo05:21

    Falta de visão... a mais interessante logo a partida e única no FC é a Rubi (fiquei surpreso com tal coisa)...Diferente de tudo o que ja passou na Eurovision

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:40

    Também estou muito curioso quanto à Rubi. Espero mesmo algo diferente e bonito. Espero que consiga dar aquele toque cristalino da Lata Mangeskhar com expressividade. Quanto à Yola, gostaria que o fado se fizesse sentir, sem medos, mas isso dependeu e depende do Feist. Teve sempre ao seu dispor vozes ótimas mas nunca lhe vi uma canção verdadeiramente inspirada e atrativa desde os primeiros segundos.

    ResponderEliminar
  13. Esta eterna humildade e modestia de ser uma "honra" participar e ir sem ganas de ganhar...Porque nao dar a oportunidade a outra/o (sim,os homens tambem sao victimas de discriminaçao,por obesidade,ser baixo,ser magricela,nao ter musculos etc.)?Yola,tu es gira e tens algo de muito especial...

    ResponderEliminar
  14. Mas tem uma voz que mete respeito.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.