Gonçalo Tavares leva pop/dance ao Festival da Canção 2015, nesta que é a sua quarta participação na seleção portuguesa para a Eurovisão. A entrevista ao ESCPORTUGAL.
Em 2010, depois de terminado o Festival da Canção, o ESCPORTUGAL perguntou, em entrevista, a Gonçalo Tavares: “Tem, nos seus planos, voltar a concorrer a um Festival da Canção?” A resposta do músico foi perentória: “Claro… Há uma magia no festival da canção que se deve ter em conta. Concorrer e participar neste evento é algo estupendo”.
Cinco anos depois, a promessa está cumprida. O regresso faz-se com uma canção que tem um título muito a propósito: “Tu tens uma mágica”, com música do próprio e letra em parceria com José Cid, um dos músicos e artistas com mais sucesso na senda musical portuguesa e, também ele, veterano nas participações no Festival da Canção.
Gonçalo já não é um novato nestas andanças musicais. “Eu tinha 8 anos quando comecei a cantar", recorda. "Cantava fado em casa da minha avó e dos meus pais em noites de festa. “Depois - prosseguiu - "comecei a tocar num piano antigo que existia lá em casa e a primeira música que cantei ao piano foi 'Let it be' dos “Beatles”.
Desfolhando o álbum de recordações, o músico natural da região de Aveiro lembra-se da primeira canção que compôs “tinha eu 13 anos de idade” e fê-lo “no piano antigo lá de casa”. Depois, “li muito, ouvi muita música e isso é importante para delinearmos a nossa linha de composição. Admito que não componho temas de raiz portuguesa... eu sou um bocadinho pró abba, Chicago, Beatles... adoro estas bandas e também sou fã de Amália, Camané, Fausto, Manel Cruz, Clã, GNR...” Um músico bastante versátil, portanto.
As três participações no Festival da Canção são, de facto, muito diferentes. A primeira, como membro da Banda Tribo em 1984 cantou “A Padeirinha de Aljubarrota”:
Quatro anos depois, canta o tema que ainda hoje é uma marca do festival da canção: “Cai Neve em Nova Iorque”. A versão final acabou por ser gravada por José Cid:
Em 2010, para surpresa de muitos, regressa ao Festival com “Rios”:
Para esta edição de 2015, o convite da RTP “foi aceite com muito agrado”, afirmou em ESCPORTUGAL. “O Festival nunca perdeu a magia! Há edições melhores, outras menos, mas não deixa de ser uma festa!” Sobre o tema a concurso, e apesar de não poder dar muitos detalhes, Gonçalo refere tratar-se “de um pop/dance, mais ritmado que o Rios, mas é na linha”. Tem um refrão marcante: “Ao segundo refrão as pessoas já o estão a cantar também”, disse a sorrir. A letra “fala do poder que cada um de nós tem para atingir os nossos objetivos, basta que as pessoas confiem em si mesmas!”
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube
Estava a ver que nunca mais saia a entrevista ao Gonçalo tavares. Sempre o achei muito à frente e com coisas até arrojadas. A canção rios com outra produção final e cantada em ingles ficaria brutal
ResponderEliminarA canção Rios foi das melhores de sempre num FC. Existe alguma versão estúdio em algum CD do Gonçalo?
ResponderEliminarGostei da entrevista :)
ResponderEliminarAcho que Rios não faria nada lá fora. Espero que a de este ano seja melhor e menos "mais do mesmo"/ ultrapassada.
ResponderEliminarNenhuma de jeito. Então a de 1984... Minha Nossa!
ResponderEliminarAs canções de Gonçalo Tavares costumas ser alegres, bem ritmadas e de refrões orelhudos... Mas há algo sempre de muito ultrapassado, de festa de província, falta de arrojo inovador, modernidade... Podem ser os referentes musicais que ele diz ter, a ligação forte ao José Cid. Não espero nada de especial. Gostaria de ser surpreendido.
ResponderEliminarGostei muito da canção Rios. O Gonçalo parece ser bom a fazer canções orelhudas! Se for algo do género, teremos uma boa prestação.
ResponderEliminarEstou expectante com a participação dele.
FG
A cançao "Rios" tinha um registo fortemente pimba. A propria tecnica vocal do Gonçalo e concordante com o estilo pimba da cançao. Alguem acredita que com "Rios" tivessemos passado a final do esc 2010?
ResponderEliminarRG, ninguem acredita que passaria à final. :)
EliminarMas "Rios" é orelhuda?!? Onde??? Devem vocês ter orelhas... muuuuito compridas...
ResponderEliminar"tu tens uma magica"
ResponderEliminareste titulo e bueda fixe