Mónica Ferraz, uma das artistas portuguesas mais bem-sucedidas no pequeno mercado musical português, esgotou na noite passada a Casa da Música, no Porto, com espetáculo muito intimista e próximo do público ao jeito “clubbing”, no qual mostrou os sons do seu mais recente álbum “Love”. E foi com muito amor que a cantora invadiu o mais emblemático equipamento cultural da cidade invicta, com um conjunto de canções bastante eclético mas onde a palavra “love” era, sem dúvida, o fio condutor.
Integralmente cantado em inglês, “Love” dá continuidade ao cardápio sonoro de fusão entre a pop com camadas jazz, rock e eletrónica, com algumas pinceladas de funk e “80’s”. O tema que serve de cartão-de-visita ao álbum é “Let me be” que aqui foi magistralmente interpretado por Mónica, que demonstrou grande poder vocal e um som verdadeiramente internacional. Foi o momento mais intimista da noite que trazemos em vídeo:
Mónica Ferraz pisava palco da terra natal. De facto, parece existir uma ligação muito forte entre Mónica e o Porto, a julgar pela robusta e entusiasta reação do público portuense à grande maioria das canções. E quando a artista interpretou alguns dos temas do seu álbum anterior – “Start stop” - o público não se fez rogado e acompanhou-a num gigante coro. E aí destacou-se o tema “Go-Go-Go” que obrigou a cantora a mudar para calçado mais confortável e, assim, dançar mais à vontade.
Uma das grandes ovações da noite para André Indiana, coautor de muitos dos sucessos de Mónica como “Like a Legend”, interpretado em dueto. Com um cenário bastante simples, que obrigava o público a focar a atenção, única e exclusivamente, nos músicos, Mónica estudou bem a lição, para não deixar o público do Porto entorpecer. Por entre brincadeiras e formas de dançar muito particulares, a cantora mostrava-se verdadeiramente feliz por estar a fazer aquilo que mais gosta e transmitia essa paixão para o público.
Em mais de uma dezena de músicos em palco, os nossos olhos focaram dois dos elementos do coro - Patrícia Antunes e Patrícia Silveira – que acompanharam Filipa Azevedo no Festival Eurovisão em 2010. A própria Mónica fez uma embrionária participação no Festival da Canção em 2000 e 2001, muito antes de se tornar a estrela que agora é.
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: YOUTUBE - ESCPORTUGAL
A Mónica é excelente!!! Nos EUA seria uma estrela planetária. Estive na semana passada no Armazem F em LX e posso dizer que já não via um concerto tão bom made in Portugal há muito tempo
ResponderEliminarNos EUA vozes similares existem alguns milhares...uma cultura diferente e tambem um tamanho diferente fazem a grande diferença.Monica tem uma boa voz,sim.Mas calma com os deslumbramentos exagerados...
EliminarNos EUA existem milhares e muitas são estrelas planetárias. Mas em portugal a Monica é uma estrela à nossa escala, as musicas dela estao sempre no TOP e estao sempre a passar nas radios e no MTV
EliminarConcluindo,em Portugal,e diria mesmo Europa continental,registo vocal,imagem,estilo excepcionais.Nos EUA average,normais. Anonimo 17:14
EliminarAdorei o vídeo. Grande soul. Obrigada
ResponderEliminarA canção "Let me be" é lindissima. Que tal uma seleção interna e direta com a Monica Ferraz? Já estou como aqueles que dizem CHEGA a amadorismos no ESC por parte de Portugal
ResponderEliminarGosto da Monica Ferraz e da sua voz(gosto ja desde o FC2000), nao gosto nada mesmo da cançao (Let me be).
ResponderEliminarEspero que o resto do album seja mais vivaço que este dito cartao de visita,caso contrario zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.Monica Ferraz,sem duvida uma das melhores vozes femininas portuguesas no momento.
ResponderEliminarera uma musica como a Let Me be que portugal precisava de levar no ESC.
ResponderEliminarRTP não dá para fazer escolha interna com esta musica e esta grande artista?
ResponderEliminarExcelente report. Parabens escportugal
ResponderEliminarO album da Monica Ferraz é produzido pela Sony e é patrocinado pela MTV. Nota-se uma diferença abismal entre as canções dela e todas as que foram ao FC nos ultimos anos. É a diferente entre ser profissional e amador.
ResponderEliminarEsta canção é excelente!!!
ResponderEliminarGreat sound. Love it!!
ResponderEliminarSom um bocado chato,demasiado RETRO.
ResponderEliminarEm 2001 quem devia ter ido por Portugal ao ESC era a Monica Ferraz ou entao a Elizabete Soares.Sao ambas dois numeros do melhor que ha na historia do FC (Rita Guerra 92 tambem inesquecivel).Acho eu.
ResponderEliminarA Monica atualmente é excelente..mas no festival da canção tinha músicas péssimas, até ela reconhece isso RG.
ResponderEliminarAnonimo 18:55 - tudo 1 questao de gosto.Eu prefiro a Monica no tempo em q ela trabalhava mais com Miguel Braga.Mas eu sou um freak por jazz,sobretudo acid jazz...
Eliminar