Acompanhado por José Poiares, responsável pela produção do programa, e por Ramon Galarza, produtor musical, Luís Castro afirmou que o festival é “uma das principais marcas da RTP”, sendo por isso, “uma aposta do canal 1”.
A reunião com os média serviu para apresentar o modelo de seleção e organização da canção que representará Portugal no Festival Eurovisão, a ter lugar em Copenhaga, informação que já temos vindo a difundir. Novidades prendem-se com o sistema de votação: questionámos se o televoto estará aberto aos estrangeiros e se haverá limite de votos por telemóvel. Luís Castro explicou que a RTP ainda está a estudar estas hipóteses com as operadoras de comunicações: “Gostaríamos de abrir o televoto às comunidades de emigrantes, mas não sabemos se tecnicamente tal é possível. Por isso, estamos em conversações com as operadoras”, respondeu ao ESCPORTUGAL o gestor do Canal 1. Relativamente à nossa pergunta sobre a limitação de votos por telemóvel, José Poiares afirmou que, na semifinal, “contará apenas um voto por cada número de telemóvel, concretamente a última chamada efetuada”. Já no que diz respeito à final, “não haverá qualquer limite, estando as linhas abertas durante toda a semana”. Após a conferência de imprensa, alguns músicos e artistas participantes demonstraram preocupação com este cenário de não haver limite de votos válidos por telefone, facto que poderá levar a RTP a rever esta situação. A ver vamos…
Relativamente à ordem de atuação, ficámos a saber que a ordem de atuação da final será a mesma da semifinal, excluindo naturalmente as canções que entretanto foram eliminadas.
Outro órgão de informação perguntou se haverá a edição de um CD, com os dez temas a concurso, ao que a resposta foi negativa. “A RTP não faz CD’s, e só editaremos se houver alguma editora interessada”, facto que não terá acontecido até ao momento.
Quanto à promoção das canções, José Poiares afirmou que os programas diários da RTP1 darão o devido destaque “às cinco canções que passarem à final, durante toda a semana”. Por fim, quisemos saber quando estarão as canções disponíveis para audição. “Apenas durante a noite da semifinal”, respondeu.
Por fim, José Poiares informou que Henrique Feist será o responsával pelos entre-acts da final do FC2014, os quais terão como temática os 50.º aniversário da 1.ª participação de Portugal na Eurovisão. Diversos artistas marcarão presença.
Nelson Costa e Eurico Alves em direto de Lisboa.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:ESCPORTUGAL, RTP; Imagem: ESCPORTUGAL
Não ha cd's, nao ha promoção......
ResponderEliminaro que? so iremos saber as cançoes dia 8 de março? oh meu deus... NÃO ACREDITO!
ResponderEliminarAs canções ainda nem devem estar acabadas...seria dificil de as editar a tempo do certame!..
ResponderEliminarOs outros paises apostam em promoção, divulgam a sua musica, e ainda fazem videoclipes, e nas finais nacionais apresentam sempre as canções para o publico ouvir em versão estudio, e a rtp? a rtp não apostam em promoção, nem em divulgação, e muito menos fazem videoclipes, e as musicas só no dia 8 de março? e se forem todas más? e sinceramente isso vai ser prejudicial para os primeiros cantores como a catarina pois o publico vai querer ouvir todas as musicas e só depois votar, ou seja vão votar nos ultimos, a rtp acha isso justo? eu não acho... por alguma razão portugal nunca ganha, a rtp não faz por isso , mudem de emissora!
ResponderEliminarObrigada pelo excelente trabalho. O escportugal está e parabens por tao exaustivos artigos
ResponderEliminarCatarina Pereira!!! Ojalá fuera ella ^_^
ResponderEliminar“O Festival da Canção faz parte do ADN da RTP” - e tratam-no assim tao mal ?
ResponderEliminarAté agora tem sido boas noticias, mas isto das votações e de não haver promoção seja de que género for as musicas do FC é uma treta :/
ResponderEliminarNada do que se queixam por aí é exatamente um drama ou em certos casos verdade!
ResponderEliminarA maioria das finais nacionais não revelam as canções com antecedência, ou qdo o fazem é apenas segundos e nos dias imediatamente anteriores que nao dao noção nenhuma das canções (ex: Melodifestivalen). Também nao se ganha nada de especial em conhecer as canções anteriormente. Eu considero que o primeiro impacto da canção é fundamental na escolha de uma canção para a eurovisão.
A promoção da rtp costuma ser fraca é um facto. Mas espero que comecem a passar anuncios nos intervalos e a fazer reportagens nos talk-shows com os interpretes.
As votações de facto são um caso bicudo. Também defendo que se deve limitar a um voto por telefone, é mais justo para o concurso. Mas tb é preciso compreender a posição da rtp, as chamadas de valor acrescentado se calhar podem pagar boa parte do festival. A ser um voto por telefone não faz muito sentido ter as votações abertas 1 semana.
E apresentadores ? Nada de Silvia Alberto espero
ResponderEliminarMas alguém me explica, bem explicado, o que é que o Ramon faz ali outra vez? Todas as suas experiências no ESC falharam.
ResponderEliminarNalguns dos pontos mais importantes a RTP volta a falhar. Então com tanta experiência nesta andanças e a RTP volta a cometer erros destes?
ResponderEliminarNa final não há limites de votos por chamada, oh RTP?! E porque tanto segredo que só na semifinal é que as pessoas poderão ouvir as canções?!
Essa conversa de que "há canções que ainda não estão terminadas" não funciona ... pelo contrário: ora se a esta altura do campeonato as canções não estão terminadas, então que é que isso diz da qualidade musical que será apresentada na semifinal?! É que já falta pouco tempo ... Vão apresentar-nos canções terminadas à pressa, sem grande qualidade é isso?
O secretismo das canções é algo muito português ... querem manter tanto segredo para quê? É pôr as canções a circular na internet o mais rapidamente possível, pôr os estrangeiros a falar e a ouvir as canções ... colocar a estrangeirada a falar de Portugal e dar aos fãs portugueses a noção de que canção poderá resultar lá fora ...
E a data do FC é sempre tão tarde ... deveria ser sempre em Fevereiro.
só espero é que a Carla Ribeiro, se ganhar, não faça em Copenhaga uma cara de quem viu o susto, como aqui: http://www.escportugal.pt/2014/02/fc2014-carla-ribeiro-canta-cancao-de.html
ResponderEliminarO meu TOP 3 sem ordem específica:
ResponderEliminar02 | "Eu Vou" | Ivo Lucas
05 | "Emoção" | Ricardo Afonso
06 | "Ao Teu Encontro | Rui Andrade
Vergonha as músicas so saírem dia 8!!!!! -.-
ResponderEliminarhun... isso significa q a cancao do emanuel e a ultima a atuar na semi e na final?
ResponderEliminarsinceramente é uma estupides absoluta sabermos só as musicas em março, a moldávia escolhe no mesmo dia que nós e já tem as musicas divulgadas, o melodifestivalen não divulga as musicas mas começa cedo, ao contrário de portugal que é só em maio, porque raio a rtp não quer divulgar as musicas? acho que isso vai ser muito prejudicial mas ok, a rtp em 50 anos nunca fez um bom trabalho jamais o fazia agora, mudem de emissora!
ResponderEliminartanto secretismo... lembram-se de 2005 que até à reunião da EBU ninguém sabia qual a música de Portugal? E no fim, saíu aquela PORCARIA, uma das canções mais mal cantadas num palco eurovisivo, com um cantor que não conseguia cantar alto e a parceira que parecia uma macaquinha assustada.
ResponderEliminarAi e continuam com o poiares e o galarza.. não abrem os olhos mesmo. Jesus que é dificil..
ResponderEliminarAi e continuam com o poiares e o galarza.. não abrem os olhos mesmo.. Jesus
ResponderEliminarMoral da história: o que vai levar o cidadão comum a gastar dinheiro no televoto ? Não havendo artistas muito populares, os fans não vão ser muitos a votar. então, quem ganhar vão ser aqueles que tiverem dinheiro para gastar
ResponderEliminarConcordo plenamente com o Anónimo das 21:59.
ResponderEliminarO facto de não haver limite de chamadas pode levar a injustiças no festival.
ResponderEliminarEsta gente é um riso... Ainda nem sequer ouviram as músicas e já estão a fazer top's.
ResponderEliminardevia se apostar na promoção..
ResponderEliminaroh minha gente, nao percebo tanta indignação pelo facto de só conhecermos as cançoes na semi final. não foi sempre assim? e pk não ver as coisas deste prisma: com uma semi final vamos poder conhecer as canções todas uma semana antes da final!! sempre é melhor do que so havendo uma final... (se bem que a estrategia da rtp é puramente comercial ou seja ganhar dinheiro durante uma semana com os votos).
ResponderEliminarpode não haver promoção antes mas estou certo que vai haver durante a semana entre a semi final e a final para incentivar as pessoas a votar!
FGonçalves
As fotos estão giras
ResponderEliminarNão concordo com o facto de as canções apuradas continuarem a ter a mesma posição, para isso com forme iam sendo reveladas iam ocupando os lugares da final.
ResponderEliminarSempre a mesa falhada equipa e sempre os mesmos erros. Não vale a pena. Os 50 anos do FC deviam ser uma celebração dos novos tempos, mas continuarão a ser uma celebração do "oh, tempo, volata para trás"...
ResponderEliminarA conferência de imprensa poderia, por exemplo, ter sido usada para explicar a razão de se terem endereçado convites a estes compositores. Sucessos populares? Poderiam indicar um sucesso popular de Jan van Dijk? Ganhou em 1990, é certo, mas terão convidado o compositor da canção de 1994? Boas classificações em FC anteriores? Qual foi o resultado "arrebatador" do tema de Tozé Santos em 2012? Tudo bem que as canções só sejam conhecidas na noite da semifinal - esperemos só (mas, por acaso, até duvido) que as linhas para votação só sejam abertas após ter sido cantada a última canção. É que, se as canções não são divulgadas antes, como é possível votar antes de todas serem escutadas?
ResponderEliminarnunca ganharemos um esc... como é possivel que só dia 8 de março é que iremos ouvir as canções? na propria semi final, sinceramente
ResponderEliminarAnónimo das 1:06, é exatemente por isso que Portugal nunca ganhou o ESC. Se a canção fosse conhecida em Dezembro o resultado seria vitória certa. Este ano já sabemos a Ucrânia vai vencer já que foi a primeira a revelar a sua canção. Lol
ResponderEliminarPortugal nunca ganhou o ESC como nunca ganhou um Euro ou Mundial de futebol, como nunca ganhou um oscar, nunca ganhou nenhum grammy/premio mtv e afins; como raramente ganha uma medalha de ouro nos jogos olimpicos.
Não será melhor comparamo-nos com paises da nossa dimensão: populacional, económica, cultural?
Não estaremos mais proximos de uma Albânia ou Moldávia ou Bulgária ou Eslovénia do que propriamente da Alemanha, Ucrânia ou Suécia!?
Se calhar mais do que a música contam todas essas coisas!