A canção "Yasa", interpretada por Farid Hasanov do Azerbaijão, conquistou 210 pontos, numa vitória renhida desta primeira edição do Turkvizyon. Uma digressão pelos países e regiões participantes neste concurso ao estilo Eurovisão e um prémio pecuniário de 23.000 Euros são os troféus conquistados por Farid Hasanov. Em segundo lugar ficou a Bielorrússia e em terceiro a Ucrânia que, curiosamente, no mesmo dia (mas de manhã) selecionou a sua representante para a Eurovisão.
Após a seleção de 12 canções, de entre as 24 concorrentes a partir da semifinal do dia 19, eis os resultados finais:
1 - Azerbaijão - Farid Hasanov - 210 pontos
2 - Bielorrússia - Güneş - 205 pontos
3 - Ucrânia - Fazile İbrahimova - 200 pontos
4 - Tartaristão - Alina Şaripjanova - 192 pontos
5 - República de Altai (Rússia) - Artur Marlujokov - 189 pontos
6 - Bósnia e Herzegovina - Emir, Frozen Camels & Mirza - 187 pontos
6 - Turquia - Manevra - 187 pontos
8 - Quirguistão - Çoro - 183 pontos
9 - Cazaquistão - Rin'Go - 178 pontos
10 - República Turca do Norte do Chipre - Gommalar - 175 pontos
11 - Uzbequistão - Nilüfer Usmanova - 173 pontos
12 - Kosovo - Ergin Karahasan - 151 pontos
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: Turkvision
Muito bom. Adoro esta canção. Pena eu não ter podido ver em direto
ResponderEliminarA Ucrânia está numa encruzilhada de sentimentos e de politicas. O festival para escolher a canção para a Eurovisão foi transmitido em direto de manhã, quando só as donas de casa podem ver. O festival Turquivision foi transmitido em direto à noite, com mais audiências. Acho que a EBU devia pôr pés ao caminho pois, qualquer dia, temos duas Eurovisões dentro da Europa.
ResponderEliminarAzerbaijão venceu num concurso realizado na Turquia ... no mínimo hilariante e previsível ... Haja paciência!
ResponderEliminarCanção desinteressante e monótona. O vocalista sabe cantar, pelo menos. Com que então a copiar o ESC até ao mais ínfimo pormenor, não é? A Turquia mais o seu governo prepotente e xenófobo são o máximo. Adoro.
ResponderEliminarP.S. - Esc Portugal, o UMK (Finlândia) apresentou ontem seis das canções concorrentes. Deixo o link para o programa:
http://areena.yle.fi/tv/2093818
Com este Turkvizyon, a Turquia dá uma bofetada de luva de pelica numa Europa Xenófoba e pedante. Parabéns Turquia e parabéns Azerbaijão!
ResponderEliminarMas tal e qual o ESC, este festival também teve porcarias, ao estilo de "Fairytale", das mais recentes canções do Mónaco e dos Homens da Luta. Ora vejam! :)
http://www.youtube.com/watch?v=atCu2wBVZ0Q
Será por nós sermos tão pedantes e xenófobos que temos as comunidades de imigrantes que temos. Ainda bem que somos assim. Há liberdade para se dizer o que se quer, seja lá o que for. LOL
ResponderEliminarTens razão Shevek, esse anónimo das 13:54 merece é levar nos queixos! LOL
ResponderEliminarAbraço
Obviamente que o Esc é muito melhor ao Turkvision em todos os sentidos (disso acho que ninguém tem duvidas), mas apoio a sua realização e gostei da génese do concurso. O Azerbaijão tal como faz para o Esc...apostou forte, realizou final nacional (bem melhor das que faz para escolher o representante para o Esc), escolheram um excelente cantor e apostaram numa boa música (tendo em conta o panorama turco). Foi um justo vencedor!!! Anónimo 11:02, hilariante seria se a Turquia vencesse o seu próprio concurso...com as regras que eles criaram a seu pelo prazer não achas??!! Aliás a Turquia como era expectável, era das favoritas e o 6º lugar na final acaba por ser um estalo nas suas ambições.
ResponderEliminar@10:38: A Ucrânia esta de fato nessa encruzilhada e como tal se calhar e mais importante concentrar-se nos verdadeiros problemas e desafios do que ... perder tempo com concursos musicais que não sal resposta para os verdadeiros problemas. Há países nesta Eurovisão que insistem em por a carroça à frente dos bois ... Grécia ... Ucrânia ... etc etc etc.
ResponderEliminaranônimo 13:54 nasci no Brasil e fui-me a Europa com menos de dois anos, morei 7 anos a Suécia e outros 7 a Espanha e agora estou a 5 no Brasil e realmente posso dizer que nunca me trataron de forma diferente na Europa a diferença do Brasil que apesar de também apesar gostar daqui eu nunca o vi como meu lar
ResponderEliminara Europa sempre foi foi multicultural e tolerante!!
que cantor lindooooo
ResponderEliminarportugal também devia fazer este tipo de programas já há mais falantes portugueses do que turcos no mundo.
ResponderEliminarapesar de portugues ser a 5 lingua mais falada no mundo nunca ajudou portugal na eurovisão.
ResponderEliminarEste cantor seria uma excelente aposta para o Esc 2014 por parte do Azerbaijão.
ResponderEliminar